Terça-feira, 22 de maio de 2018

Inaugurado prédio da Faculdade de Medicina da UFPR no Biopark

21/03/2018
A inauguração do prédio da Faculdade de Medicina da Universidade Fdeeral do Paraná (UFPR) aconteceu neste dia 21 de março. O campus está instalado no Biopark e é a primeira instituição de ensino a funcionar no Parque Científico e Tecnológico de Biociências, em fase de implantação em Toledo.

O compromisso com a educação proposto pelo Biopark, o Parque Científico e Tecnológico de Biociências em implantação na cidade de Toledo, no Oeste do Paraná, está se confirmando ao passo em que o parque se instala. Uma prova foi a entrega do novo prédio da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com campus instalado no Biopark.

Professores, acadêmicos e servidores da instituição já iniciaram as atividades acadêmicas na área de mais de 4.600 m² construída e doada pelo casal Carmen e Luiz Donaduzzi.

Todos os recursos para a construção do espaço, que terá nove mil metros quadrados quando concluído, foram doados pelo casal Luiz e Carmen Donaduzzi, idealizadores do Biopark e fundadores da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, com sede em Toledo. As novas instalações terão capacidade de receber um número maior de estudantes, além de oferecer tecnologia e as condições laboratoriais necessárias. A sede conta com salas de aula, laboratórios, centro cirúrgico, sala de parto, enfermagem, UTI e outras unidades didáticas.

Por ocasião da entrega do prédio, o Diretor de Apoio aos Campi Avançado da UFPR, professor Helton José Alves, representou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, sendo o campus a primeira instituição de ensino a funcionar no Parque Científico e Tecnológico de Biociências.

Ao todo, 150 acadêmicos retomaram às aulas nas novas instalações, que contam com salas de aula, laboratórios, centro cirúrgico, sala de parto, enfermagem, UTI e outras unidades didáticas.

 

“FAZER DO BRASIL UM PAÍS MELHOR”

 

Em um discurso emocionado, a idealizadora do Parque, Carmen Donaduzzi, expressou a alegria de entregar a obra e fez pedido aos futuros médicos. “Vamos fazer deste Brasil um país melhor, vamos olhar para os semelhantes com igualdade. Precisamos de profissionais que se dediquem a cuidar daqueles que estão chegando ao fim da vida, ou que não tem condições. Ao olhar para uma pessoa humilde se perguntem o que podem fazer para aliviar a sua dor, ou para que tenham ao menos uma noite melhor. Este é o nosso lema: só valeu a pena ter passado pela Terra se nós deixarmos algo melhor para o semelhante. É isso que quero que vocês levem para a vida”.

 

“PRIMEIROS, MAS NÃO SOZINHOS”

 

O Presidente do Biopark, Luiz Donaduzzi, agradeceu a equipe da UFPR por ter acreditado no projeto e reforçou junto aos acadêmicos o compromisso de fazer do Centro Tecnológico um lugar de oportunidades. “Vocês chegaram primeiro, mas não estão sozinhos. Outras universidades estão chegando, assim como hospitais e centros de pesquisa”, explicou.

“Esse prédio faz parte do legado que queremos deixar. Em nossa trajetória sempre acreditamos na educação como ferramenta para transformar a realidade e com essa doação estamos confirmando isso. Temos certeza de que desse prédio sairão profissionais capazes de fazer a diferença na vida de muitas pessoas e, se podemos de alguma forma contribuir com isso, entendemos que estamos cumprindo nossa missão”, afirmou Luiz Donaduzzi.

O empresário aproveitou para reforçar a importância de nunca deixar de estudar e ajudar aqueles que não tiveram as mesmas condições. “Vivemos em uma sociedade profundamente desigual, onde a base da pirâmide dificilmente terá chances de chegar onde vocês estão. Estou trabalhando para melhorar isso, tanto na Prati-Donaduzzi como no Biopark, e aos poucos estou conseguindo. Conto com vocês, como futuros médicos, para atender com carinho e atenção as pessoas mais humildes”, afirmou Donaduzzi.

 

“UM MARCO NA HISTÓRIA”

 

A Diretora do Campus Toledo da UFPR, Cristina de Oliveira Rodrigues, falou da felicidade em voltar às aulas em uma nova sede. “É um início de ano letivo diferente, em um novo lugar e com mais alunos. Esse prédio representa um marco na história da UFPR, do Paraná e do Brasil, porque sabemos a importância disso para a educação”, disse. Finalizou o encontro acolhendo os veteranos e calouros. “Aproveitem seus professores, busquem a inovação e não se esqueçam que vocês fazem parte de uma instituição de excelência”.

 

SOBRE O BIOPARK

 

Com uma estrutura total de 4 milhões de metros quadrados, o maior Parque Tecnológico de Biociências do Brasil está instalado em Toledo, e transformará a região Oeste do Paraná em um polo de pesquisa, desenvolvimento empresarial e inovação tecnológica voltados para a biociência. Para conhecer mais sobre o Biopark acesse: http://www.biopark.com.br

 

(Fonte: ADS Brasil)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)